UFMA É RECONHECIDA COMO A MELHOR UNIVERSIDADE DO MARANHÃO PELO MEC

UFMA É RECONHECIDA COMO A MELHOR UNIVERSIDADE DO MARANHÃO PELO MEC 


Durante a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), na manhã de segunda-feira, 27, o procurador educacional institucional da Universidade Federal do Maranhão, Romildo Sampaio, revelou uma notícia significativa para a instituição: no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um dos mais importantes indicadores de qualidade que avalia as instituições de educação superior do Brasil, a UFMA subiu sua nota de 3 (Bom) para 4 (Muito Bom), em uma escala de 1 a 5, a melhor marca da universidade, desde que o Ministério da Educação adotou o cálculo do IGC, em 2007. Das quatro universidades maranhenses avaliadas, a UFMA é a única que obteve a nota 4, ficando à frente de outras 28 instituições analisadas pelo MEC.
Romildo Sampaio ressaltou que a nota 4 reflete as ações realizadas na melhoria contínua de todos os cursos da UFMA, inclusive na pós-graduação, um dos aspectos de destaque por recentes avaliações da Capes.
“Após termos 100 por cento dos cursos bem avaliados no Enade, tivemos a satisfação de sabermos que a UFMA passou da nota 3 para a nota 4, quando o MEC divulgou o CPC, que é o principal indicador de qualidade de cursos e utilizado para fins da regulação, e o IGC que é o indicador de qualidade das instituições, que junta o CPC mais as notas dos programas de mestrado e doutorado. É bom a gente também ressaltar que outro fator positivo é que recebemos as notas da Capes e percebemos que tivemos uma melhoria dos nossos cursos de pós-graduação strictu sensu, o que influencia no nosso resultado do IGC. Então, tanto a graduação quanto a pós-graduação contribuíram para o nosso conceito ‘Muito Bom’”, explicou o procurador educacional institucional.
A reitora Nair Portela comemorou o resultado, destacando o trabalho realizado por vários setores ao longo dos anos: “É extremamente importante esse resultado, que coloca a universidade como a melhor instituição de ensino superior do Maranhão. Temos trabalhado na qualificação dos cursos e essa nota ela diz exatamente isso. Estamos muito satisfeitos com essa conquista”.
Saiba mais
Considerado como uma das avaliações mais completas do País, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é realizado anualmente e leva em conta, segundo o site do INEP, a média dos resultados do Conceito Preliminar de Cursos do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível, também relacionando a análise ao número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.


Nenhum comentário

DESTAQUES

Mulher vítima de depressão recorre ao suicídio por enforcamento, em Santa Luzia

Uma mulher identificada apenas por Raimunda de 56 anos, cometeu suicídio por enforcamento na noite deste domingo  (18), no bairro Nov...