MÉDICOS ALERTAM PARA O AUMENTO DE CASOS DE GRIPE NO MARANHÃO DURANTE O PERÍODO CHUVOSO

MÉDICOS ALERTAM PARA O AUMENTO DE CASOS DE GRIPE NO MARANHÃO DURANTE O PERÍODO CHUVOSO


o ano de 2017, 51 casos de agravamento de gripe foram registrados no Maranhão. Seis mortes foram confirmadas, sendo cinco idosos e um bebê de dois meses. No ano anterior, 57 casos de síndrome respiratória grave no Maranhão tiveram a gripe como causa, sendo que uma pessoa morreu.

Segundo o otorrinolaringologista Patrick Burke, o período mais crítico de casos de gripe no Maranhão acontecem exatamente no início do período chuvoso. Até mais do que nos meses de março e abril, quando as chuvas aumentam. A explicação está na mudança de temperatura.

“No Maranhão não temos um frio muito forte, como é no sul do país, onde os casos de gripe aumentam porque as pessoas ficam mais tempo dentro de casa, não tem renovação de ar, etc... Então no Maranhão os casos aumentam no final do ano, que é quando começa a chover, porque a mudança de temperatura afeta o aspecto da mucosa respiratória, o que deixa o corpo mais propenso a bactérias e vírus”, explicou.

Segundo os especialistas, existe uma diferença entre resfriado e gripe. A gripe é causada por um vírus que pode ficar no corpo humano até 7 dias, enquanto a cura do resfriado acontece em 4 dias, em média. O médico Augusto César explica que os sintomas são diferentes porque os vírus são diferentes.

“A gripe é um pouco mais sintomática, vamos dizer assim. Você tem febre, tosse, dor no corpo e aquele mal estar que todo mundo está acostumado nessa época do ano. Já o resfriado é mais um corrimento nasal, espirro e tosse”, esclareceu.

A única forma de evitar o vírus é com a vacinação. Os grupos mais afetados pela doença são as crianças menores de dois anos, idosos, grávidas e pessoas com doenças respiratórias crônicas. Segundo André Abenantte, coordenador do programa de doenças imunopreveníveis de São Luís, as campanhas contra gripe começam em abril de 2018, mas é preciso ter cuidado desde já.


“A gente tem que ter muito cuidado porque a gripe é uma doença e a gente precisa de repouso e tratamento adequado com relação a sintomatologia. A gripe não é simples. Você tem que ficar de repouso, tem que tomar uns cuidados adequados e, claro, se vacinar, que Poe a forma mais sensata de se prevenir”, declarou.



g1.globo.com

Nenhum comentário

DESTAQUES

BOMBA! deputado Sousa Neto desiste de candidatura

O deputado estadual Sousa Neto, desistiu de sua candidatura. O agora ex-candidato alega falta de apoio do seu grupo político e diz que n...