MP/MA e 1ª Promotoria de Justiça de Santa Luzia realizam a I Jornada Municipal de Políticas Públicas e Conselhos Municipais

Durante esta quinta-feira (10/05), no Santuário Santa Luzia aconteceu a I Jornada Municipal de Políticas Públicas da cidade de Santa Luzia-MA. O encontro contou com varias autoridades como o Vice-prefeito Juscelino Júnior, os vereadores Gilson Rocha, Nilde da Joana, Banga, Jeferson, as estrelas do evento os conselheiros das diversas áreas de controle social do município, além dos membros da promotoria, secretários municipais e convidados.

O evento teve início as 09:30h, com a palestra "Políticas Públicas e conselhos Gestores" com o palestrante Dr. Marcos Pacheco, Secretário de Estado de Politicas Públicas.

Marcos é médico com Doutorado em Políticas Públicas pela UFMA, já assumiu as funções de secretário de saúde da capital São Luis, secretário de saúde do Estado do Maranhão e atua também como professor na Universidade Ceuma. 

Marcos falou sobre a importância da participação dos conselhos na esfera municipal, bem como o seu papel de direcionador das necessidades dentro das possibilidades. 
Pacheco em sua palestra definiu a importância dos conselhos com as frases: "é o conselho que faz a cidade crescer, conselho não é poder é controlador do poder".
A continuidade se deu com com explanação sobre a realidade dos conselhos e o alerta para que os membros dos conselhos municipais não sejam influenciados por políticos locais, com a promotora de justiça Dra. Laís.
No segundo momento a partir das 14:00h, tivemos os palestrantes Fábio Alex (auditor do TCE/MA) e o auditor da CGU, Weligton Resende, com as palestras de instruções sobre como acessar os portais de controle de gastos municipais incluindo o Portal da Transparência.

Na continuidade o DR. Joaquim Ribeiro de Souza Júnior fez uso da palavra. DR. Joaquim atualmente responde pela comarca da promotoria de justiça de Imperatriz, mas teve passagem marcante pela Promotoria de Santa Luzia a quase 10 anos atrás. 


Nenhum comentário

DESTAQUES

Morre a jovem atingida na cabeça por disparo de arma de fogo efetuado pelo companheiro, em Grajaú

A jovem Talya, moradora da Rua Zeca Teixeira, no bairro Vilinha faleceu hoje (23) de outubro de 2018, no leito hospitalar em Imperatriz....