Estudantes luzienses são medalhistas de bronze, prata e ouro na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras


Imagem ilustrativa
Dia 20 de abril do ano em curso escolas luzienses participaram da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras que é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1989 na França. Atualmente além do Brasil participam da olimpíada a Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos da América, França, Alemanha, Jordânia, Índia, Itália, Letônia, Líbano, Madagáscar, Polónia, República Checa, Reino Unido, Romênia, Rússia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia e Hungria, com a participação de mais 224.000 alunos e 9.500 classes.
Foi a primeira vez que o município de Santa Luzia participou da referida olimpíada e a matemática luziense aparece em primeiro lugar no Estado do Maranhão como o município que conquistou mais medalhas na competição, sendo uma de bronze, três de prata e uma de ouro.
Das onze escolas que se inscreveram, duas conseguiram aparecer no cenário nacional no quadro de medalhas:
Unidade Escolar Assis Marreca do povoado Faisa, aparece com:
- Turma do 7º ano B, como medalha de BRONZE
- Turma do 6º ano B, como medalha de PRATA
- Turma do 9º ano A, como medalha de PRATA
- Turma do 8º ano B, como medalha de OURO
Unidade Integrada Félix Lopes de Sousa do povoado Esperantina, aparece com:
- Turma do 6º ano Único, como medalha de PRATA.
A Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia – MA, através da Coordenação de Matemática e Geometria do município parabeniza as duas escolas pelos resultados alcançados na OIMSF 2018, nas pessoas de seus professores de matemática e principalmente dos atores principais, os estudantes, que merecem nosso respeito e reconhecimento.
Confira a lista das escolas no Estado do Maranhão que conseguiram medalhas na OIMSF 2018
Devido à conquista de medalhas das escolas na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, o Programa de Olimpíadas da Rede POC, organizador oficial da olimpíada no Brasil, informa que as escolas U.E. Assis Marreca e U.I. Félix Lopes de Sousa, foram selecionadas, para integrar a delegação do Brasil para a Asia International Mathematical Olympiad – AIMO 2018 que ocorrerá de 03 a 07 de agosto de 2018, na cidade de Bangcoc Tailândia.
A AIMO é uma iniciativa conjunta de três das melhores instituições mundiais dedicadas ao estímulo ao ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, the China Education Research Association e the Hong Kong Mathematical Olympiad Association.  É uma competição individual aberta para escolas convidadas pelas secretarias regionais da AIMO e podem participar estudantes do 3º. Ano do Ensino Fundamental até a 3ª. Série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Seu objetivo é estimular o interesse pela Matemática e promover a melhoria do seu aprendizado.  É realizada desde 2012 (Hong Kong – 2012, Taiwan – 2013, Chengdu – China – 2014, Tailândia – 2015, Hong Kong – 2016, Malásia 2017) com a participação anual de mais de 2.000 estudantes de 13 países ou regiões do mundo: Brasil, Bulgária, Casaquistão, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Macau, Malásia, Myanmar e Taiwan.

www.sinamon.mat.br

Nenhum comentário

DESTAQUES

Adolescente desaparecida em Santa Luzia é localizada

Desaparecida desde o último sábado a adolescente de 17 anos Amanda Mayara foi localizada na tarde de hoje por uma pessoa que não quis ...