Fósseis de dinossauros são encontrados em Coroatá-MA


Foi divulgado na semana passada o achado de fósseis de dinossauros que foram encontrados no município de Coroatá, 260 km de São Luís.

Os fósseis foram encontrados por agricultores numa área particular no Povoado Santo Exídio, na zona rural do município de Coroatá. São ossos, vértebras e dentes de carcaradontossauros e também de outras espécies.

Entre os achados fósseis destaque para um herbívoro que tem como característica a cauda e o pescoço alongados. Pesquisadores locais acreditam que eles habitaram o território maranhense no período cretáceo, entre 120 e 90 milhões anos.

De acordo com o paleontólogo da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Rafael Lindoso, a descoberta pode ajudar nas pesquisas sobre a presença desses animais que viveram há pelo menos 95 milhões de anos no Maranhão.

“Não ajudam a só contar a história local, mas nacional e internacional porque esses animais estavam distribuídos amplamente ao longo do globo nesse período. Ajudam a formar recursos humanos, pois os maranhenses têm a possibilidade de fazer cursos de pós-graduação não só no Brasil mais fora do Brasil porque a possibilidade de estudo, a receptividade fora do país é muito maior e muito mais bem aceita do que até mesmo dentro do Brasil”, explicou.

O também paleontólogo Manuel Medeiros diz que os donos da propriedade estão dificultando o acesso ao material encontrado. Ele acrescenta que uma parte dos fósseis já estaria com pesquisadores do Rio de Janeiro. A preocupação é que este material arqueológico todo saia do Maranhão e existe uma lei federal para ser usada nessas situações.

“São fósseis raros e esses fósseis não vem sendo guardados de uma forma adequada. Existe a lei de proteção do patrimônio fossilífero que diz que tanto o Município quanto o Estado quanto a União tem responsabilidade na guarda do material que é patrimônio da União”, finalizou o paleontólogo Manuel Medeiros.



g1.globo.com/ma

Nenhum comentário

DESTAQUES

Assaltantes fazem policiais reféns, explodem cofre de banco e apavoram Jacundá com tiroteio

Um grupo fortemente armado rendeu uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual em Jacundá e promoveu um tiroteio, por cerca de uma hora,...