Na disputa com a oferta de apenas duas vagas, professor luziense é aprovado para cursar mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul


O professor da rede pública luziense Luzivan Costa Reis de 24 anos, foi aprovado para cursar Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Luzivan é morador do povoado Floresta, zona rural do município de Santa Luzia-MA, estudou na U.I. Benedito Leite localizada no mesmo povoado e trabalha atualmente na U.E. Alessandro Silva Oliveira no povoado Santa Helena. 

Sua carreira acadêmica começou quando em 2014 resolveu ingressar no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluindo o curso já em 2018. Recebeu o convite da UFRS através da professora doutora médica e geneticista Lavinia Schuler-Faccini para fazer seleção para o curso de Mestrado e Doutorado. 

O jovem aceitou o convite e construiu seu projeto de pesquisa direcionado ao estudo do genes da microcefalia e a exposição durante o período de gestação humana. "o trabalho foi baseado em identificar qual o gene que esta relacionado a exposição maior ou menor ao individuo durante o período pré-natal", relatou o estudante.

Luzivam apresentou seu projeto em maio deste ano, também foi submetido a prova oral, escrita e análise de currículo . Sendo aprovado para uma das duas vagas em disputa. A previsão de matricula é para 02 de agosto com bolsa pela CAPS no valor de R$ 1.500. 
O professor esteve visitando a Secretaria Municipal de Educação na manhã desta terça-feira (03), onde deixou a todos emocionados com suas conquista, por ser um jovem criado apenas pela avó Dona Expedita, que com muitas lutas  sempre esteve empenhada em dar ao neto a oportunidade de estudar. Tocou de forma muito especial o professor Antonio da Silva, atual Secretário de Educação que foi professor do jovem na unidade de ensino já citada.

Nenhum comentário

DESTAQUES

Governo inicia implantação asfáltica da MA-119, entre Santa Luzia e Altamira do Maranhão

Obra é realizada no trecho entre Santa Luzia e Altamira do Maranhão. (Foto: Mário Lima) O Governo do Maranhão iniciou a implantação ...