Presos no Maranhão casal suspeito de participar de quadrilha de clonagem de Whatsapp


A Polícia Civil do Maranhão, através da SEIC, em continuidade à Operação Fraud, deflagrada desde ontem, prendeu na tarde de, 18. 07.2018, os nacionais Erick Raphael dos Reis Teixeira e Ivanilde Nogueira Amaral, que se encontravam foragidos e homiziados no Povoado Água Limpa, zona rural de São Vicente de Férrer/MA.

Ambos estavam com prisões preventivas decretadas pelos Juízos Estadual e Federal pela Operação Fraud. A operação visou desmantelar uma quadrilha especializada em clonar linhas de telefone móveis através do aplicativo whatsapp que tem como vítimas autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo.

O bando clonava as linhas telefônicas e solicitava empréstimos perante os contatos do titular da linha clonada. Os suspeitos clonaram os aparelhos da governadora do estado do Paraná Maria Aparecida Borghetti, além de vários Deputados Federais, Estaduais e Ministros de Estado.


A organização criminosa aliciava laranjas para abrir contas e receber as transferências bancárias da lista de contatos das vítimas. Os golpistas se passavam pelas autoridades, alegando que tinham seu limite de transferência bancário excedido e solicitavam que a pessoa da lista de contatos da agenda telefônica fizesse uma transferência complementar para uma conta dada pelo falsário.

Em alguns casos os golpistas encaminhavam boletos a serem pagos pelas vítimas, que acreditavam estar fazendo um favor para os mesmos.

A operação desta quarta (18) foi em continuidade da Operação Fraud, deflagrada na terça (17), e que prendeu em São Luís quatro suspeitos de integrar a quadrilha que aplicava golpes pelo aplicativo Whatsapp.

Dentre eles estava Leonel Silva Pires Júnior, que seria o chefe da organização. Segundo a polícia, ele teria utilizado a sua empresa para conseguir chips e trocar. Leonel cancelava o chip real e resgatava no chip normal.


Do Vandoval Rodrigues/G1MA

Nenhum comentário

DESTAQUES

Assaltantes fazem policiais reféns, explodem cofre de banco e apavoram Jacundá com tiroteio

Um grupo fortemente armado rendeu uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual em Jacundá e promoveu um tiroteio, por cerca de uma hora,...